PORTUGUESE JEWELLERY RUNS GLOBAL
Projetos Conjuntos de Internacionalização
Código: POCI-02-0752-FEDER-000064
Designação do Projeto: Portuguese Jewellery Runs Global (Programa de internacionalização do setor da ourivesaria - 2015 e 2016)
Entidade Promotora: AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal
Região de intervenção: Norte, Centro e Alentejo
Data de ínicio: 16 de fevereiro de 2015
Data de fim: 31 de dezembro de 2016
Data de Encerramento: 20 de maio de 2024
Investimento Total Aprovado: EUR 1.852.581,85
Investimento Total Executado: EUR 1.915.383,77
Despesa Total Elegível Aprovado: EUR 1.742.794,11
Despesa Total Elegível Executado: EUR 1.053.466,56
Apoio Financeiro UE Aprovado: FEDER - EUR 962.893,74
Apoio Financeiro UE Recebido: FEDER - EUR 812.166,37
Objetivos, atividades e resultados esperados: A promoção e implementação do projeto n.º 64, denominado por Programa de internacionalização do setor da ourivesaria - 2015 e 2016, possibilitou uma robusta aposta na internacionalização do setor da joalharia portuguesa. Com efeito, nas pequenas e médias empresas que participaram no projeto (e, por arrastamento, na globalidade do setor), o projeto criou as condições adequadas e as metodologias convenientes ao acesso a mercados internacionais, contribuindo, deste modo, para a valorização da oferta nacional. Por sua vez, o projeto em apreço permitiu ao setor afirmar-se a nível internacional e, como consequência, possibilitou o aumento das exportações, do volume de negócios e do valor acrescentado bruto global das empresas do setor da ourivesaria e relojoaria de Portugal.
No que respeita ao nível da execução do projeto, o plano de investimentos foi delineado para um conjunto de 27 participações, contudo, tendo em consideração as vantagens e mais valias do projeto para as empresas, no final, foi possível contar com 39 participações.
Adicionalmente, refira-se que o projeto contemplava um conjunto de iniciativas promocionais em 11 mercados relevantes para a ourivesaria nacional. De facto, estavam previstas participações coletivas em feiras de referência, em nos mercados mais prioritários para o sector, nomeadamente: Espanha, Polónia, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Espanha Estados Unidos, Emiratos Árabes e Hong Kong, bem como 2 missões empresariais aos mercados do Brasil e Colômbia.