DISRUPTION IN (THE) PORTUGUESE JEWELLERY
Sistema de Apoios a Ações Coletivas
Código: POCI-02-0853-FEDER-036294
Designação do Projeto: Disruption In (The) Portuguese Jewellery
Entidade Beneficiária: Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal
Data de ínicio: 19 de março de 2018
Data de fim: 30 de março de 2021
Data de Encerramento: 11 de março de 2024
Investimento Total Executado: EUR 255.649,04
Despesa Total Elegível Executado: EUR 159.432,00
Apoio Financeiro UE Aprovado: FEDER - EUR 135.517,20
Apoio Financeiro UE Recebido: FEDER - EUR 113.514,85
Objetivos, atividades e resultados esperados: A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, delineou o presente Projeto ao abrigo do Sistema de Incentivos a Ações Coletivas de Internacionalização, denominado por Disruption In (The) Portuguese Jewellery e referenciado com o n.º 36.294, tendo subjacente o objetivo de aprofundar os pilares que permitam fazer com que a Portuguese Jewellery e as empresas da joalharia de Portugal se posicionem, cada vez mais, na dinâmica da indústria 4.0 e, consequentemente, na esfera digital, no controlo das supply chain e no mercado.
Refira-se, desde já, que não obstante todas as delimitações verificadas a nível mundial, a partir de março de 2020, provocadas pela situação epidemiológica da doença da COVID-19, o Projeto alcançou, integralmente, os seus objetivos globais, nomeadamente pela inserção do processo, robusto e eficiente, relacionado com a transformação digital do setor da joalharia de Portugal.
Nesse seguimento, é possível elencar um conjunto global de quatro grandes atividades desenvolvidas no contexto do presente Projeto, a saber: ABC do Digital, Shapers 4.0: Joalharia em Exposição e Debate no Ministério da Economia, Shapers 4.0: Modalisboa e Website Portuguese Jewellery: Showroom virtual.
De facto, o Projeto possibilitou, fundamentalmente, o princípio e, em certos casos, a consolidação, da capacitação das empresas com tecnologias na senda da indústria 4.0 e, por conseguinte, num efeito de escala, possibilitou às empresas e às pessoas explorar, descobrir, experimentar o distinto brilho das joias portuguesa em tais tecnologias adotadas. Para a Portuguese Jewellery tratou-se, sobretudo, de criar uma cultura de inovação e de disrupção própria, sendo que, não só se assumia capital compreender a aplicação das tecnologias em contexto industrial e organizacional como, ao mesmo tempo, assumiu-se como crucial manter a autenticidade da joalharia nacional sem hipotecar o futuro e, bem assim, garantir que a joalharia de Portugal não se disperse na imensidão do digital.
Assim, terminado o Projeto é, pois, possível concluir que o Projeto se assumiu elementar e marcante para o sucesso da estratégia de sensibilização e adoção para a Portuguese Jewellery se encontrar totalmente alinhada nos desígnios da indústria 4.0, no qual os investimentos realizados no contexto do presente Projeto se revelaram fundamentais.