JEWELLERY RESPONSIBLE LAND
Sistema de Apoio a Ações Coletivas
Código: POCI-02-0752-FEDER-037669
Designação do Projeto: Jewellery Responsible Land
Entidade Beneficiária: Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal
Data de Início: 15 de maio de 2018
Data de Conclusão: 27 de setembro de 2021
Data de Encerramento: 16 de janeiro de 2024
Investimento Total Aprovado: EUR 653.992,00
Investimento Total Executado: EUR 487.515,84
Despesa Total Elegível Aprovado: EUR 551.472,00
Despesa Total Elegível Executado: EUR 412.666,36
Apoio Financeiro UE Aprovado: FEDER - EUR 468.751,20
Apoio Financeiro UE Recebido: FEDER - EUR 350.766,41
Objetivos, atividades e resultados esperados: A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, delineou o presente Projeto ao abrigo do Sistema de Incentivos a Ações Coletivas de Internacionalização, denominado por Jewellery Responsible Land e referenciado com o n.º 37.669, tendo subjacente o objetivo de aprofundar o processo de internacionalização da Portuguese Jewellery – para o colocar setor da joalharia portuguesa e a notoriedade das marcas nacionais num patamar de excelência a nível internacional – e incitar a sensibilização das empresas nacionais através de uma mudança para a promoção da responsabilidade e sustentabilidade.
Refira-se, desde já, que não obstante todas as delimitações verificadas a nível mundial, a partir de março de 2020, provocadas pela situação epidemiológica da doença da COVID-19, o Projeto alcançou, integralmente, os seus objetivos globais, a saber (i) afirmou a Portuguese Jewellery como referência na ourivesaria global; (ii) fomentou, a nível internacional, o contacto dinâmico e interativo com o mercado e com os principias prescritores/consumidores, especialmente nos segmentos mais influentes da atualidade; (iii) propiciou novas, adaptadas e mais eficientes formas de abordagem e promoção nos mercados externos face ao historial de promoção do setor (mais verde e digital); e (iv) capacitou e uniu, decididamente, a indústria em torno de uma agenda de mudança das práticas. Com efeito, medido em termos qualitativos, o Projeto assume-se com um dos marcos mais importantes do setor na joalharia nacional na última década, nomeadamente pelo desenvolvimento da Portuguese Jewellery À La Carte Goes To Macau e da Portuguese Jewellery Legacy e, bem assim, pela participação na Berlin Show & Order, na Alemanha e Jewellery Creative Connect, em Londres.
A situação da doença da COVID-19 – que trespassa qualquer cidadão do mundo – impactou significativamente no Projeto em apreço. A execução do Projeto, não obstante alguns atrasos verificados inicialmente no deadline das atividades previstas, era efetuada dentro do expectável e, até ao final do ano de 2020, a AORP tinha já desenvolvido atividades conexas com as campanhas supramencionadas. No entanto, o Projeto permaneceu em hold, com ações canceladas e adiadas até, sensivelmente, setembro deste ano de 2021.
De facto, a Associação, após 2020, não conjeturava efetuar investimentos adicionais no contexto do Projeto em apreço, contudo foi possível desenvolver a ação de promoção internacional do setor da joalharia nacional na Embaixada de Portugal do Reino-Unido (London Fashion Week), que se assumiu como um dos primeiros eventos do setor mundial da joalharia a ser realizado na época pós-pandemia.