FILIGRANA PORTUGUESA COM CERTIFICAÇÃO EXCLUSIVA DA CONTRASTARIA
Foi ontem assinado um protocolo de colaboração entre a Contrastaria Portuguesa, os Municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso e o organismo de certificação A.certifica, que dará a exclusividade da aposição da marca de certificação Filigrana de Portugal à Contrastaria, com vista a melhorar e a aumentar a confiança dos consumidores finais.
Para este fim, a Contrastaria Portuguesa produziu novos punções da Marca da Certificação da Filigrana de Portugal, com um design ligeiramente renovado, como forma também de assinalar este marco histórico.
Desde sempre presente nas reuniões de discussão do processo de certificação da Filigrana Portuguesa, a AORP, representada pelo Presidente, João Faria, considera que “a certificação da Filigrana Portuguesa pela Contrastaria é uma mais-valia para a preservação e a valorização desta arte ancestral”.
As Filigranas de Póvoa de Lanhoso e de Gondomar foram reconhecidas como Património Imaterial Cultural, em 2023, pela DGPC - Direção Geral do Património Cultural.