NOTA DE PESAR
Falecimento Sr. Elói Viana
A direção da AORP e a sua equipa executiva manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. Elói Viana, figura incontornável na história do setor e da AORP/AIORN, enaltecendo o seu importante legado para o desenvolvimento da indústria e Gondomar, cidade onde nasceu e sempre lutou pela valorização e reconhecimento da arte do ouro e da profissão de ourives.
Natural de S. Cosme, Francisco Elói Gomes Viana foi Presidente do Conselho Geral e da Direção da Associação dos Industriais de Ourivesaria e Relojoaria do Norte (AIORN) e responsável pela criação do Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR), criado em 1984, do qual foi membro do Conselho de Administração durante 25 anos. Foi também um dos promotores iniciais da construção do Parque da Indústria de Ourivesaria integrado no Centro Tecnológico da Ourivesaria, atualmente designado Goldpark.
Devido ao seu enorme contributo e dedicação ao associativismo e desenvolvimento do setor, foi homenageado com a atribuição do seu nome ao Prémio Nacional de Ourivesaria Elói Viana, criado em 2018, pelo Município de Gondomar, pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda e a Associação Nacional de Jovens Empresários e foi condecorado com Medalha de Honra (Grau Ouro), pelo então Presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro.
A sua dedicação à ourivesaria, particularmente à promoção da importância da especialização dos recursos humanos das empresas do setor, motivou o Conselho de Administração do CINDOR, do qual a AORP faz parte, a deliberar que o auditório do Centro se passará a designar “Auditório Elói Viana”, eternizando, simbolicamente, o seu nome e história junto da nossa comunidade.