EN

| |   |   |   |  

CONSELHOS DE SEGURANÇA E COMPORTAMENTOS DE AUTOPROTEÇÃO

SETOR DO COMÉRCIO

No âmbito da relação de cooperação entre a PSP e a AORP, partilhamos os conselhos de segurança e comportamento de autoproteção para o setor do comércio.

 

Todos os anos, no mês de dezembro, a PSP monta uma operação por todo o país designada “MONTRA SEGURA – Na Segurança Não Há Saldos".


O objetivo é fortalecer a parceria entre a polícia e os comerciantes, promovendo ações conjuntas para aumentar a segurança nos estabelecimentos comerciais.


Dada a crescente incidência de crimes no setor do retalho, de acordo com notícias recentes, apresentamos algumas recomendações divulgadas pelas forças policiais.

 

Conselhos de Segurança e Comportamentos de Autoproteção


Medidas a adotar
- Informe imediatamente a Polícia de todas as atividades suspeitas que tenha verificado (p. e. indivíduos ou viaturas a rondar o estabelecimento comercial);
- Contacte a PSP sempre que tenha dúvidas ou necessite de apoio. A PSP está disponível para a realização de sessões de esclarecimento e/ou informação;
- Crie uma rede de proteção com os comerciantes mais próximos.
- Quando for fazer depósitos ao banco evite ruas com pouco movimento e procure ir acompanhado;
- Quando fizer obras no seu estabelecimento confira especial relevância às questões de segurança;
- A área do balcão de atendimento deverá possuir um piso mais elevado e munido de balcão largo – porquanto efetiva separação entre clientes e comerciantes/funcionários;
- Não abandone as chaves do estabelecimento em qualquer lugar, fazer um molde das chaves é tarefa fácil para um ladrão com experiência.

 

Dupla Verificação
- Crie o hábito da dupla verificação de fecho de portas e janelas;
- Estabeleça o hábito deste controlo ser sempre efetuado por duas pessoas.

 

Espaço/ Visibilidade/ Iluminação
- Coloque os artigos mais valiosos perto dos locais de atendimento e arrume as prateleiras colocando os bens mais valiosos à vista, mas afastados dos acessos ao exterior do estabelecimento;
- Não instale caixas registadoras na entrada do seu estabelecimento;
- Garanta iluminação interior e exterior do estabelecimento;
- Estabeleça um local seguro para refúgio em caso de emergência.

 

Abertura e encerramento do estabelecimento
- O abrir e fechar do seu estabelecimento, principalmente se o fizer sozinho, são alturas críticas existindo uma maior probabilidade de se efetuar um assalto.
- Assim sendo, redobre a vigilância, fazendo-o de preferência acompanhado;
- Desconfie do cliente desconhecido e demasiado matinal ou daquele que chega na hora de fecho.
- Combine com um comerciante, seu vizinho, um apoio mútuo na vigilância dos estabelecimentos e tenha o nº de telefone das lojas vizinhas - em caso de emergência/necessidade podem acionar rapidamente meios de ajuda.

 

Pouco dinheiro na caixa
- Não esvazie a caixa do dinheiro à frente dos seus clientes;
- Estabeleça uma quantia máxima diminuta de dinheiro e/ou valores a ter em caixa;
- Proceda à recolha sistemática do dinheiro e transfira-o para um cofre.

 

Não revele aos seus clientes
- Onde está colocado o botão de alarme;
- Quando costuma vazar a caixa registadora;
- Onde costuma guardar quantias elevadas.

 

Atendimento no interior do estabelecimento
- A existência de apenas um funcionário no atendimento facilita a atuação dos assaltantes.
- Redobre a vigilância nas horas de maior afluência de clientes.

 

Vantagens do sistema de vídeo vigilância - podem dissuadir práticas de crime se:
- Colocados à entrada do estabelecimento e em locais considerados vulneráveis;
- Tornar evidente a sua existência através de avisos colocados em locais bem visíveis;
- Complementados com outras medidas de prevenção;
- Permitem a Identificação de suspeitos, servindo como prova em Tribunal.

 

Vantagens do sistema de alarme
- Possibilidade de serem conectados à Central Pública de Alarmes;
- Deverão ser adequados em função do tipo de estabelecimento.

 

Em Caso de Furto ou Roubo

 

Durante
- Não resista se o suspeito estiver armado, (exceto quando for absolutamente necessário), nem persiga um agressor violento. É preferível uma atuação passiva/evasiva;
- Procure manter a calma;
- Se alguém demonstrar um comportamento agressivo, recuar - se possível para detrás do balcão - barreira ao potencial agressor;
- Anuncie os seus movimentos e avise o assaltante caso esteja à espera de alguém;
- Acione o alarme, apenas no caso de isso não lhe trazer grandes riscos;
- Memorize todos os pormenores físicos do assaltante, bem como da arma que usa, da direção que tomou e do veículo que utilizou na sua fuga;
- A segurança pessoal dos comerciantes e/ou empregados está acima de tudo o resto.

 

Após

- Participe de imediato a ocorrência à Polícia, ligando para a Esquadra local ou 112, declarando com exatidão, apenas o que observou;
- Não mexa em nada e peça a colaboração de testemunhas que devem aguardar a chegada da Polícia;
- Feche provisoriamente as instalações até as autoridades terminarem o seu trabalho.

 

Saiba mais aqui.

 

 


SHARE WITH


22 · 11 · 2024