SESSÕES E-LAPIDAR
Novo formato digital
O Lapidar respondeu às exigências da atualidade e soube adaptar-se.
Agora com um formato digital e mais dirigido do que nunca às necessidades atuais do setor, apresentamos o E-Lapidar.
Este passa a ser uma agenda de webinars, disponíveis através da plataforma de vídeo e audioconferência online Zoom, que procurará dar respostas às dúvidas do setor da ourivesaria e relojoaria. Agora, mais do que nunca, é essencial orientar, aconselhar e partilhar boas práticas, em termos considerados estratégicos para a rápida recuperação das empresas face à situação da COVID-19.
SESSÕES E-LAPIDAR
ABRIL
9 de abril
COVID-19: Tudo o que precisa saber
15h30 – 16h30 | Plataforma Zoom
Fátima Santos – Secretária Geral da AORP/Jurista
Ana Couto Pinto - Advogada
Várias informações têm circulado no seguimento dos desenvolvimentos da COVID-19 (Coronavírus) em Portugal e no mundo. O Governo tem vindo a adotar diariamente várias medidas económicas de apoio às empresas, aos trabalhadores e às famílias, que têm sido motivo de debate.
A AORP, enquanto associação que defende o setor da ourivesaria, procura, assim, através desta sessão e pela voz da sua Secretária Geral, elucidar as empresas e trabalhadores relativamente a muitas destas medidas que têm sido anunciadas. A sessão terá também como objetivo responder a questões previamente enviadas pelos inscritos, de modo a aconselhá-los da melhor maneira possível, sobretudo no campo jurídico.
A participação é gratuita, sendo, porém, obrigatória uma pré-inscrição no Zoom, a plataforma de vídeo e audioconferência onde irá decorrer este webinar.
Para aceder a esta pré-inscrição, basta clicar aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_XxxxXamwRo2gqHaTkrH7Bw
Após o seu registo, receberá uma confirmação com o link e a password de entrada no webinar.
Nesta mesma pré-inscrição, poderá deixar a questão que quer ver respondida ao longo da sessão.
16 de abril
Marketing Digital e publicidade online em tempos de COVID-19
15h30 – 16h30 | Plataforma Zoom
Roberto Cortez – Especialista em Marketing Digital
Numa fase em que a pandemia da COVID-19 obriga ao encerramento dos estabelecimentos físicos, o Marketing Digital e a publicidade online surgem como uma forma de ajudar as empresas a chegar aos seus clientes e a escoar os produtos.
Para além disso, o e-commerce apresenta-se como uma alternativa à paragem imposta pelo Estado de Emergência e pode ser uma das soluções para ajudar a economia nacional a recuperar a médio e a longo prazo e a ganhar novos processos.
Roberto Cortez, especialista em Marketing Digital, irá apresentar, ao longo desta sessão, as estratégias e ferramentas digitais para ajudar a alavancar os negócios online, bem como explicar de que forma é que as marcas poderão investir no digital e explorarem-no ao máximo.
A participação é gratuita, sendo, porém, obrigatória uma pré-inscrição no Zoom, a plataforma de vídeo e audioconferência onde irá decorrer este webinar.
Para aceder a esta pré-inscrição, basta clicar aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_dWOqBFxXTQG30E069CnIig?fbclid=IwAR37sOQWenxFfwbosNHgD3HLawQQfj9vCeYzJwTtmygMBnQdQxbUZ-5ybAE
Após o seu registo, receberá uma confirmação com o link e a password de entrada no webinar.
Nesta mesma pré-inscrição, poderá deixar a questão que quer ver respondida ao longo da sessão.
30 de abril
“Retalho em contexto Covid-19: Recomendações e Boas Práticas”
15h30 – 16h30 | Plataforma Zoom
Regina Pinheiro - Especialista em projetos de vitrinismo e visual merchandising
Rui Bandeira - Técnico Superior de Segurança no Trabalho
Com Portugal a entrar numa fase de levantamento das restrições impostas na sequência da pandemia COVID-19 e numa consequente reabertura da economia, é necessário orientar as empresas de modo a que possam abrir as suas portas da forma mais segura e responsável.
Nesse sentido, a sessão E-Lapidar do dia 30, “Retalho em contexto Covid-19: Recomendações e Boas Práticas” estará dividida em duas partes:
- Plano de Contingência COVID-19: Rui Bandeira dará a conhecer as melhores práticas de higiene e segurança no trabalho, adaptadas às exigências atuais, de forma a que as empresas possam reabrir os seus estabelecimentos de acordo com as novas regras impostas.
- Boas práticas no retalho pós COVID-19 : Regina Pinheiro irá partilhar um conjunto de recomendações focadas nos produtos, equipamentos e acessórios decorativos para a reabertura das suas lojas. A especialista irá partilhar alguns conselhos para que o retalho possa ganhar a confiança dos clientes e retomar a atividade em segurança.
A participação é gratuita, sendo, porém, obrigatória uma pré-inscrição no Zoom, a plataforma de vídeo e audioconferência onde irá decorrer este webinar.
Para aceder a esta pré-inscrição, basta clicar aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_pVzut6WqTbCIWBRFKz2IYw
Após o seu registo, receberá uma confirmação com o link e a password de entrada no webinar.
Nesta mesma pré-inscrição, poderá deixar a questão que quer ver respondida ao longo da sessão.
14 de maio
“Moda Nacional: Imunidade Coletiva”
15h30 – 17h00 | Plataforma Zoom
Nuno Marinho, Presidente da AORP
César Araújo, Presidente da ANIVEC
Luís Onofre, Presidente da APICCAPS
Eduarda Abbondanza, Presidente da Moda Lisboa
Mónica Neto, Project Leader do PT Fashion
Moderadora: Fátima Santos, Secretária Geral da AORP
No atual contexto provocado pela COVID-19, a Moda Nacional enfrenta um dos maiores desafios da sua história. Não apenas pelo seu impacto económico, mas sobretudo pela forma como mudará indelevelmente as dinâmicas de mercado, os padrões de consumo e a relação do consumidor com as marcas.
Mais do que nunca, impõe-se o debate, a partilha de soluções e a integração entre setores. Encontrarmos todos no ecossistema da moda nacional – a resiliência e imunidade necessárias a ultrapassar este cenário sem precedentes.
Neste sentido, a AORP promove, no próximo dia 14 de maio, o Webinar “Moda Nacional: Imunidade Coletiva”, um fórum digital que irá reunir representantes das várias Associações da fileira da Moda, bem como Portugal Fashion e Moda Lisboa.
A participação é gratuita, sendo, porém, obrigatória uma pré-inscrição no Zoom, a plataforma de vídeo e audioconferência onde irá decorrer este webinar.
Para aceder a esta pré-inscrição, basta clicar aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_UMranGDDSguXLev5bRTDIw
Após o seu registo, receberá uma confirmação com o link e a password de entrada no webinar.
Nesta mesma pré-inscrição, poderá deixar a questão que quer ver respondida ao longo da sessão.
4 de junho
Jewellery Design Thinking
15h30 – 17h00 | Plataforma Zoom
Moritz Glik, designer de joias brasileiro, sediado em Nova Iorque (https://moritzglik.com/)
Luísa Rosas, designer de joias portuguesa (www.luisarosas.com)
Moderadora: Joana Jorge, Project Manager ModaLisboa e Fátima Santos, Secretária Geral da AORP
Neste período sem precedentes, a AORP tem assumido o mote “ligados no problema, ligados na solução”, focando-se na flexibilidade e capacidade de adaptação à mudança para enfrentar os problemas.
Este é precisamente o fundamento base do Design Thinking, que nos diz que encarar os obstáculos com criatividade e inovação é uma forma de os ultrapassar. Esta abordagem, se aplicada ao setor da joalharia portuguesa, poderá ajudá-lo a encontrar as ferramentas para agregar valor às peças, traçar uma metodologia para a resolução de problemas e incentivar as marcas e empresas a focarem-se na experiência do consumidor, tão importante nesta fase.
Neste sentido, a AORP promove, no próximo dia 4 de junho, o Webinar “Jewellery Design Thinking”, com a participação de Luísa Rosas, designer de joias portuguesa e Moritz Glik, designer de joias brasileiro, sediado em Nova Iorque.
A moderação estará a cargo de Joana Jorge, Project Manager ModaLisboa e Fátima Santos, Secretária-geral da AORP.
A participação é gratuita, sendo, porém, obrigatória uma pré-inscrição no Zoom, a plataforma de vídeo e audioconferência onde irá decorrer este webinar.
Para aceder a esta pré-inscrição, basta clicar aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_X_IG9M4JQsy6Kr6olfdLUg
Após o seu registo, receberá uma confirmação com o link e a password de entrada no webinar.
Nesta mesma pré-inscrição, poderá deixar a questão que quer ver respondida ao longo da sessão.