PORTUGUESE JEWELLERY POWERHOUSE
REWRITING THE DIGITAL & INTERNATIONAL FUTURE
Designação do Projeto: Portuguese Jewellery Powerhouse: Rewriting the Digital & International Future
Entidade Promotora: Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal
Localização do projeto: Lisboa, Norte, Centro e Alentejo
Código: POCI-02-0752-FEDER-179287 | LISBOA-02-0752-FEDER-179287
Incentivo POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização: EUR 1.530.047,04
Elegível POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização: EUR 2.833.490,03
Incentivo PORL - Programa Operacional Regional de Lisboa: EUR 269.856,19
Elegível PORL - Programa Operacional Regional de Lisboa: EUR 674.640,49
Investimento Total: EUR 5.939.171,28
Investimento Elegível Global: EUR 3.508.130,52
Data de ínicio: 01 de julho de 2021
Data de fim previsional: 30 de junho de 2023
Síntese do Projeto
O Projeto Conjunto de Internacionalização referenciado com o n.º 179287, promovido pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e denominado por “Portuguese Jewellery Powerhouse: Rewriting the Digital & International Future” prossegue com o ambicioso e imprescindível plano da AORP em colocar a marca da joalharia portuguesa como referência mundial.
No âmbito do Portugal 2020 a AORP executou e tem a decorrer diversos projetos conjuntos e ações coletivas, tanto de qualificação como de internacionalização, propondo para o presente projeto, com foco em 2030, o plano PORTUGUESE JEWELLERY POWERHOUSE para o setor da ourivesaria a nível (i) internacional, promovendo um posicionamento distinto junto de novos mercados e de mercados que apresentam margem de crescimento e, (ii) digital, mediante a capacitação tecnológica e presença online. O plano é fortalecer a posição competitiva da fileira, numa aposta setorial transversal ao nível das exportações e ao nível do digital, com vista a apoiar as empresas no presente cenário complexo de incerteza, resultante da pandemia Covid-19, cujos objetivos passam por: (i) Aumentar as exportações e a diversificação nos clientes e mercados-alvo; (ii) Reduzir a dependência do mercado nacional no volume de negócio; (iii) Intensificar o compromisso com práticas de negócios mais tecnológicos e digitais; (iv) Acelerar a transformação e a evolução na cadeia de valor e na inovação constante; (v) Aprofundar a dimensão e a especialização internacional das empresas, da Portuguese Jewellery e do Made in Portugal como atributos distintivos em todo o mundo.