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JEWELLERY RESPONSIBLE LAND

Sistema de Apoio a Ações Coletivas

Código: POCI-02-0752-FEDER-037669
Designação do Projeto: Jewellery Responsible Land
Entidade Beneficiária: Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal

 

Investimento Total Elegível Aprovado: EUR 551.472,00
Investimento Total Elegível Executado: EUR 412.666,36



Apoio Financeiro UE Aprovado: FEDER - EUR 468.751,20
Apoio Financeiro UE Recebido: FEDER - EUR 333.228,09 (análise final das despesas ainda não concluída)

 

Execução Global do Projeto: 76,50%



Data de Início: 15 de maio de 2018
Data de Conclusão: 27 de setembro de 2021

 

Objetivos, atividades e resultados esperados: A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, delineou o presente Projeto ao abrigo do Sistema de Incentivos a Ações Coletivas de Internacionalização, denominado por Jewellery Responsible Land e referenciado com o n.º 37.669, tendo subjacente o objetivo de aprofundar o processo de internacionalização da Portuguese Jewellery – para o colocar setor da joalharia portuguesa e a notoriedade das marcas nacionais num patamar de excelência a nível internacional – e incitar a sensibilização das empresas nacionais através de uma mudança para a promoção da responsabilidade e sustentabilidade.

 

Refira-se, desde já, que não obstante todas as delimitações verificadas a nível mundial, a partir de março de 2020, provocadas pela situação epidemiológica da doença da COVID-19, o Projeto alcançou, integralmente, os seus objetivos globais, a saber (i) afirmou a Portuguese Jewellery como referência na ourivesaria global; (ii) fomentou, a nível internacional, o contacto dinâmico e interativo com o mercado e com os principias prescritores/consumidores, especialmente nos segmentos mais influentes da atualidade; (iii) propiciou novas, adaptadas e mais eficientes formas de abordagem e promoção nos mercados externos face ao historial de promoção do setor (mais verde e digital); e (iv) capacitou e uniu, decididamente, a indústria em torno de uma agenda de mudança das práticas. Com efeito, medido em termos qualitativos, o Projeto assume-se com um dos marcos mais importantes do setor na joalharia nacional na última década, nomeadamente pelo desenvolvimento da Portuguese Jewellery À La Carte Goes To Macau e da Portuguese Jewellery Legacy e, bem assim, pela participação na Berlin Show & Order, na Alemanha e Jewellery Creative Connect, em Londres.

 

A situação da doença da COVID-19 – que trespassa qualquer cidadão do mundo – impactou significativamente no Projeto em apreço. A execução do Projeto, não obstante alguns atrasos verificados inicialmente no deadline das atividades previstas, era efetuada dentro do expectável e, até ao final do ano de 2020, a AORP tinha já desenvolvido atividades conexas com as campanhas supramencionadas. No entanto, o Projeto permaneceu em hold, com ações canceladas e adiadas até, sensivelmente, setembro deste ano de 2021.

 

De facto, a Associação, após 2020, não conjeturava efetuar investimentos adicionais no contexto do Projeto em apreço, contudo foi possível desenvolver a ação de promoção internacional do setor da joalharia nacional na Embaixada de Portugal do Reino-Unido (London Fashion Week), que se assumiu como um dos primeiros eventos do setor mundial da joalharia a ser realizado na época pós-pandemia.

 


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15 · 02 · 2022