EN

| |   |   |   |  

INCM

Plano de reabertura das Contrastarias

A INCM – Imprensa Nacional-Casa da Moeda acaba de comunicar o Plano de reabertura das Contrastarias, com data de retoma de atividade para o dia 4 de Maio, ainda que de forma parcial e faseada.

O objetivo é salvaguardar todas as condições de segurança e saúde para clientes (operadores económicos) e colaboradores.

 

A AORP compreende as alterações necessárias à garantia da saúde pública – sobretudo num serviço que ainda se baseia no atendimento pessoal – mas considera que o plano de reabertura, além de vago, não responde às necessidades urgentes de um setor completamente bloqueado pela inatividade da sua única entidade certificadora. A Associação continuará a trabalhar em cooperação com a direção das Contrastarias no sentido de agilizar o processo de retoma de atividade e disponibiliza-se, desde já, para esclarecer os Associados sobre questões relativas às novas condicionantes de acesso ao serviço durante a fase de atividade parcial, através do email geral@aorp.pt 

 

Plano de reabertura das Contrastarias

A retoma da atividade das Contrastarias será efetuada a partir de 4 de maio, primeiro dia útil seguinte ao final do decretado Estado de Emergência.

De forma a salvaguardar as condições de segurança e de saúde dos seus clientes (operadores económicos) e dos seus colaboradores, o serviço será reativado de forma parcial e faseada.

 

Retoma da Atividade – 1ª fase: Entrega dos artigos

A retoma da atividade será efetuada numa primeira fase com a entrega de artigos que permaneceram depositados nas Contrastarias, por diversos motivos, com recurso ao serviço de transporte de valores e correio postal (em confirmação junto dos CTT), sendo o respetivo custo integralmente suportado pela INCM, como sinal de apoio ao setor da ourivesaria num período tão difícil para todos os operadores do setor.

 

Retoma da Atividade – 2ª fase: Receção de artigos

A segunda fase da retoma da atividade, que em algumas Contrastarias deverá ocorrer em simultâneo, inclui a receção de novos artigos para ensaio e marcação, com recurso a serviço de transporte de valores e correio postal, sendo o envio dos mesmos para as Contrastarias a cargo dos operadores económicos e suportando a INCM o custo de entrega dos artigos.

Como supra afirmado, esta segunda fase poderá ter inicio ainda no decorrer da execução da primeira fase, dependendo do volume de artigos a escoar, bem como dos recursos afetos em termos de rotatividade, o que difere entre Contrastarias.

 

Retoma da Atividade – 3ª fase: Entrega e recolha de artigos com agendamento

Por último, a terceira fase do plano de retoma de atividade, já permitirá o acesso às instalações para a entrega e recolha de artigos com agendamento prévio, podendo os operadores económicos recorrer ao transporte de valores e correio postal, mas sendo os custos de transporte quer na entrega quer na recolha suportados pelos operadores económicos, exceto se for impossível efetuar o agendamento prévio faze à capacidade instalada na área de atendimento e recursos disponíveis para o efeito.

 

Contacto para esclarecimentos

As Contrastarias estarão contactáveis quer através do endereço de email contrastarias@incm.pt quer através do contacto telefónico 217 810 710.

 

 


SHARE WITH


20 · 04 · 2020