PT

| |   |   |   |  

AÇÕES DA AORP NA DEFESA DO SETOR

Para além de monitorizar de perto os efeitos provocados pela propagação da COVID-19, a AORP tem ainda prestado apoio aos seus associados, com o objetivo máximo de defender o setor, através de um conjunto de ações:

Carta apresentada ao Ministério da Economia a solicitar um plano de apoio específico para o setor, tendo em conta as especificidades da sua atividade. Nesta carta, a AORP pediu que, às já anunciadas medidas de apoio, fossem acrescentadas as seguintes:
- O reforço das condições de lay-off, desonerando as empresas do custo do salário do trabalhador, dispensado e permitindo a abrangência aos sócios-gerentes das empresas
- A aprovação de linhas de crédito com taxas ajustadas às circunstâncias de exceção, bem como a garantia  das melhores condições de acesso ao crédito a pequenas e microempresas, com pouca experiência e capacidade de negociação com a banca
- A concessão de moratória sem juros, por um período de seis meses, no pagamento da segurança social e do IVA
- A concessão de moratória, por um período de seis meses, nos pagamentos de rendas comerciais e locações financeiras e ALDs.


- Vários contactos estabelecidos junto da INCM – Imprensa Nacional-Casa da Moeda, para a rápida retoma do serviço, permitindo às empresas dar continuidade ao seu negócio, nomeadamente através de plataformas de comércio eletrónico.


Contacto estreito com a DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho -, e com a DGSS – Direção Geral da Segurança Social -, no âmbito da medida do LAY OFF.

- Preparação de grupo de trabalho com municípios – CM Porto, Gondomar, Póvoa de Lanhoso e Guimarães -, de modo a contribuir para a retoma socioeconómica das comunidades de maior tradição no setor da joalharia. O objetivo é, a partir das necessidades identificadas, desenhar uma ação de solidariedade social, que envolva o tecido humano e empresarial do setor da joalharia portuguesa, criando uma rede coletiva de apoio e envolvimento.

Contacto com a PSP, de modo a validar as recomendações que poderão mitigar o risco de roubo e furto.

 

 


SHARE WITH


25 · 03 · 2020