PT

| |   |   |   |  

ENTREVISTA ÂNGELA MORGADO

Diretora Executiva da Associação Natureza Portugal

Ângela Morgado é Diretora Executiva da ANP – Associação Natureza Portugal, ONGA portuguesa sem fins lucrativos que trabalha em alinhamento com a visão e estratégia global da WWF - World Wide Fund For Nature. A associação tem tido um papel determinante na sensibilização e debate de soluções para a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, proteção da biodiversidade marinha e promoção da sustentabilidade dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável. Ângela Morgado é desde 2005, consultora da WWF Mediterrâneo. Em 2011, tornou-se coordenadora do programa em Portugal.

 

1. O novo relatório publicado pelo WWF, juntamente com a Global Footprint Network, mostra que a UE está entre os piores exemplos quando se trata do uso excessivo de recursos naturais, alcançando o “Overshoot Day” cada vez mais cedo no ano. O que isto significa
Significa que na Europa consumimos recursos a um ritmo insustentável, ou seja, mais do que o Planeta nos pode oferecer. Significa que a 10 de maio, um europeu comum já consumiu todos os recursos que o planeta lhe pode oferecer, vivendo a crédito ecológico o resto do ano (ou seja mais de metade do ano). Se todas as pessoas no mundo tivessem o mesmo estilo de vida que os europeus, a humanidade teria usado tanto quanto os ecossistemas do planeta conseguem renovar até 10 de maio. Isso significa que seriam necessárias 2,8 planetas para sustentar a procura de recursos naturais exigida por este estilo de vida, o que no ano passado aconteceu a 1 de agosto. Durante o resto de 2019, a humanidade vai operar “a crédito” de capital natural, ou seja, estamos a esgotar as reservas que a natureza nos fornece cada vez mais cedo.

 

2. Quais são as consequências desse “Overshoot”? Pode partilhar quais são, na sua opinião, os fatos e números mais alarmantes dessa evolução insustentável? 
O Dia em que esgotamos todos os recursos da Terra é um alarme gritante que comprova que o consumo na UE está a contribuir para o iminente colapso ecológico e climático do Planeta. Esta forma de viver não é apenas irresponsável, é completamente perigosa. É necessária uma ação urgente, e os líderes da UE devem encarar esta situação como uma emergência e fazer a transição para um futuro sustentável na Europa.

 

3. Como pode a Europa inverter isso? 
Através de um pacto de Sustentabilidade europeu. A WWF está a pedir que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU sejam colocados no centro de tudo o que a UE faz e que um Pacto de Sustentabilidade europeu seja adotado após as eleições da UE, incluindo ações concretas sobre clima e meio ambiente para proteger o que é vital para todos e travar a degradação da natureza.

 

Leia a entrevista na íntegra aqui.


SHARE WITH


25 · 07 · 2019