EN

| |   |   |  

À LA CARTE GOES TO MACAO

7 MARCAS NACIONAIS APRESENTAM-SE PELA PRIMEIRA VEZ EM MACAU

Macau é o ponto de partida de uma agenda de eventos de promoção internacional a acontecer em mercados estratégicos, no âmbito da nova campanha “Portuguese Jewellery À La Carte”. Iniciativa conta com o apoio institucional do Consulado Português e com a participação especial da Rota da Filigrana de Gondomar, que terá uma demonstração ao vivo.

 

A joalharia portuguesa apresenta-se em Macau, nos dias 28 e 29 de junho, numa mostra inédita, promovida pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, com o apoio institucional do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong. A exposição estará patente na Residência Consular de Portugal – Antigo Hotel da Bela Vista. Com sete marcas em exposição, haverá ainda uma demonstração ao vivo de filigrana portuguesa, promovida pela Rota da Filigrana de Gondomar.

 

A iniciativa surge no âmbito da nova campanha de promoção internacional da joalharia portuguesa, “Portuguese Jewellery À La Carte”. Fátima Santos, Secretária-geral da AORP, explica que “o objetivo é criar um formato de promoção paralelo ao das feiras, em que conseguimos transmitir mais eficazmente a essência e o universo de valores que distinguem a joalharia portuguesa, como a manualidade, materializada na demonstração ao vivo de filigrana portuguesa”.

 

“Macau era já um desejo antigo. Não só pela ligação histórica e cultural que nos une, mas também na sequência de várias participações de sucesso numa das maiores feiras de joalharia do mundo, em Hong Kong, sendo a China um dos nossos mercados-alvo. Esta conjuntura aliada ao importante envolvimento do Consulado português, tornou Macau no ponto de partida perfeito para as ações de promoção que estamos a preparar no âmbito da nova campanha de internacionalização e que visam reforçar a nossa presença em mercados estratégicos”, acrescenta a responsável.

 

A iniciativa “Portuguese Jewellery Goes to Macau” consiste num showcase de sete marcas que representam a essência da joalharia portuguesa, numa fusão entre a tradição da arte e da técnica e a sofisticação do design contemporâneo. Em exposição estarão a Dos Santos, marca de joalharia de luxo da autoria dos irmãos Marco e Nuno Santos, Liliana Guerreiro, uma das mais proeminentes designers de joalharia contemporânea, Inês Barbosa, uma das mais antigas oficinas de filigrana, J. Soares, uma marca de joalharia full-service e ainda três marcas sob alçada da Rota de Filigrana de Gondomar: ARPA, J. Monteiro de Sousa e a centenária Topázio.

 

Um dos atrativos do evento será a demonstração ao vivo de filigrana portuguesa, em parceria com a Rota da Filigrana, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Gondomar, cidade berço da ourivesaria portuguesa e onde se preservam grande parte das oficinas do país. Os visitantes terão oportunidade de acompanhar de perto o processo desta técnica milenar, que exige grande talento e perícia.

 

A exposição estará patente nos dias 28 e 29 de junho, com horário restrito para profissionais, das 10h00 às 15h00 e horário de visita para o público entre as 15h00 e as 19h00.

 

SOBRE AS MARCAS PRESENTES

DOS SANTOS

A Dos Santos nasce no seio de uma empresa familiar especializada em joalharia há várias gerações. Dois irmãos unem-se para criar uma marca que celebra o seu legado no ofício da joalharia através de uma abordagem contemporânea.

Um dos atributos mais distintivos da sua joalharia de alta qualidade é o processo artesanal, em que se usam técnicas meticulosas para criar joias únicas e exclusivas. Na Dos Santos, a joalharia exige tal conhecimento e delicadeza em todas as suas etapas de criação que é considerada uma forma de arte

www.elements.com.pt

 

INÊS BARBOSA

Quinta geração de uma família de ourives, Inês Barbosa ganhou uma paixão natural pela arte da filigrana que transfere para as suas joias. Feitas à mão, moldadas pela experiência e detalhe do trabalho artesanal, as suas peças respeitam a tradição da técnica, replicando as formas que fazem parte da história da ourivesaria portuguesa, bem como recriando desenhos originais  e exclusivos.

O processo da filigrana exige dos seus artesãos um trabalho de grande destreza e atenção ao detalhe, uma perfeição que requer anos de experiência e dedicação. O seu legado tem agora sucessão na sua filha, Rita Barbosa, que sob a marca NANA, alia a tradição da arte ao design contemporâneo.

www.inesbarbosa.pt

 

J. SOARES JEWELLERY

A J.SOARES nasceu em 1991 com a ambição de se tornar líder de mercado no setor da joalharia, aliando tecnologia de ponta e elevada capacidade produtiva ao talento e mestria dos seus artesãos, que garantem o acabamento perfeito de cada peça. Localizada em Gondomar, cidade berço da ourivesaria portuguesa, presta um serviço altamente especializado e qualificado, desenvolvendo coleções próprias ou projetos à medida de cada cliente.

As suas coleções de joalharia evocam a perfeição da natureza, reproduzida em formas orgânicas e delicadas, que revelam na minúcia do detalhe, a mestria da técnica. Também desenham e produzem uma abrangente coleção em ouro, desde as peças intemporais às últimas tendências da moda

www.jsoaresjewellery.pt

 

LILIANA GUERREIRO

Liliana Guerreiro encontrou na filigrana portuguesa a sua base de criação, recuperando e valorizando esta técnica milenar. Trabalhando lado a lado com uma das mais experientes duplas de artesãos do país, estabelece um diálogo entre a mestria da arte e a delicadeza da forma.

A sua linguagem contemporânea e sustentável materializa-se em diferentes coleções, que dão forma a joias de design depurado e minimalista, todas elas trabalhadas à mão, individualmente, como peças únicas que são. A sua marca está presente em algumas das mais prestigiadas lojas, museus e galerias de arte em todo o mundo e participa regularmente em mostras e feiras internacionais.

www.lilianaguerreiro.com

 

ROTA DA FILIGRANA DE GONDOMAR

Gondomar é atualmente o território-núcleo de ourivesaria Portuguesa, onde está localizada a maior parte das oficinas artesanais, muitas delas de herança familiar e grande tradição. A filigrana é a técnica por excelência da região, uma arte transmitida de geração em geração que se preserva no talento e mestria dos artesãos que lhe dão forma.

Para proteger e valorizar este património cultural e humano, a Câmara Municipal de Gondomar promove um roteiro que convida a conhecer as principais oficinas de filigrana da região e o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, onde se molda o futuro da arte.

Os visitantes têm oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos artesãos, bem como aprender e experienciar algumas das técnicas tradicionais da ourivesaria portuguesa como a cinzelagem e a estampagem.

A iniciativa “Rota da Filigrana de Gondomar” abrange atualmente seis empresas da região, onde a arte e o talento se fundem com criatividade, inovação e uma nova visão empreendedora. No evento “Portuguese Jewellery Goes to Macau” estão presentes três marcas: ARPA, J. Monteiro de Sousa e Topázio.

www.rotadafiligrana.pt

 

ARPA

Na ARPA, os sonhos ganham forma nas mãos dos seus mestres artesãos, desde 1986. Das técnicas mais minuciosas aos processos mais avançados, oferece serviços customizados de joalharia para responder aos desafios da imaginação.

Tudo começou numa peça de filigrana, uma das mais nobres e tradicionais artes da joalharia portuguesa e pela qual a ARPA sempre foi reconhecida. Hoje em dia, dispõe de uma equipa altamente especializada e tecnologia de ponta que lhe permitem concretizar os mais exigentes projetos.

www.silverarpa.com

 

J. MONTEIRO DE SOUSA

É uma das mais antigas oficinas de ourivesaria portuguesa e uma das pioneiras a desafiar fronteiras, dando a conhecer ao mundo a sua arte, desde os anos 70. Uma herança de conhecimento, arte e técnica que atravessa quatro gerações da mesma família e torna cada peça num testemunho de património e tradição.

Na oficina, cerca de 30 artesãos preservam as técnicas artesanais da ourivesaria portuguesa, entre as quais a filigrana, aliando o talento das mãos ao rigor da tecnologia, que permitem à J. Monteiro produzir joias exclusivas ou em larga escala, de criação própria ou para outras marcas e criadores.

www.jmonteirodesousa.com

 

TOPÁZIO

Com mais de 140 anos de história, a Topázio apresenta-se como uma marca premium de objetos de prata e metal prateado, onde a qualidade do fabrico artesanal se alia ao design, criando peças intemporais e exclusivas. Os seus artesãos são mestres na criação, que desde sempre, com o seu cunho pessoal, transformam desenhos em peças de decoração, cutelaria, joalharia e Art de la Table.

A criação de peças de inegável valor simbólico e artístico torna cada objeto um testemunho de momentos únicos e memoráveis, que atravessam gerações.

www.topazio1874.com


SHARE WITH


26 · 06 · 2018