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PORTUGUESE JEWELLERY LEGACY

Campanha 2019

A joia portuguesa como um legado, um testemunho da passagem do tempo e da ligação entre gerações. É este o mote da nova campanha internacional promovida pela AORP que celebra a essência da arte, recuperando as técnicas e desenhos tradicionais.

 

Portuguese Jewellery Legacy” é a nova campanha internacional do setor da joalharia portuguesa, que visa a valorização da joia como um legado. Um legado de arte, de valores, de memórias, passado de geração em geração, num ciclo eterno.

 

Promovida pela AORP, a campanha remete para os valores da eternidade e intemporalidade das joias portuguesas, recuperando as técnicas e desenhos tradicionais, que atravessam o tempo. Entre estes estão o colar de grilhão, os brincos barrocos ou o fio de trancelim. Por detrás de cada peça está uma história que faz parte do imaginário coletivo português e que a AORP quer agora dar a conhecer ao mundo.

 

Segundo Nuno Marinho, Presidente da AORP, “fizemos um profundo trabalho de identificação das técnicas e das empresas especializadas em cada técnica, que na sombra das suas oficinas, preservam o legado de arte e tradição, que nos caracteriza e diferencia em todo o mundo. Paralelamente fomos ao encontro das marcas contemporâneas que transpõem estas mesmas técnicas para o novo contexto de consumo global, através do design e da comunicação com um novo público ávido de peças com identidade e história.”

 

Ao mesmo tempo que pretende valorizar a tradição, a campanha faz a apologia dos valores de sustentabilidade, comércio justo e consumo responsável. O objetivo é mostrar como a joalharia – com um longo ciclo de produto, que pode ir até à eternidade, contraria a tendência insustentável do mercado de consumo.

 

“As joias são eternas. Feitas à base de matérias-primas nobres, como a prata, o ouro ou a platina, as joias têm grande resistência e perdurabilidade no tempo. Além disso, os metais são altamente flexíveis e moldáveis e podem ser reciclados continuamente, fechando o ciclo.”, acrescenta o Presidente da Associação.

 

Esta consciência faz parte de uma estratégia global da Associação para promover a adoção de políticas mais sustentáveis dentro do setor. “Enquanto representantes de uma indústria, queremos inspirar as nossas empresas a adotar políticas de gestão e proteção dos recursos naturais, encorajar a reciclagem e reutilização de materiais, bem como defender princípios de respeito e igualdade. O planeta é o nosso maior legado. Queremos que o setor da joalharia portuguesa lidere um movimento que a indústria da moda deve obrigatoriamente seguir.”, conclui.

 

Com direção criativa da AORP, a campanha “Portuguese Jewellery Legacy” é uma produção da Snowberry, com Ricardo Santos (fotografia), João Le Joy (vídeo), Lou Schoof (modelo), Kimberley Pearl (modelo) e Federico Rodrigues (modelo).

 

Para assinalar o lançamento da nova campanha, a AORP promoveu o primeiro showcase de joalharia portuguesa, nos dias 5 e 6 e julho, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos. O evento, foi aberto ao público mediante pré-inscrição, reúniu uma seleção de 20 marcas que representam a essência da joalharia portuguesa, numa simbiose perfeita entre a herança da tradição e a visão do design contemporâneo.

 

Vídeo da Campanha aqui

Livro da Campanha aqui

 

Empresas participantes:

 

ALCINO SILVERSMITH | ARPA | OURIVESARIA TAVARES | CINCO STORE | CRIS MARIA JEWELRY | DOS SANTOS | ELEUTÉRIO | FERNANDO MARTINS PEREIRA | GORIS | INÊS BARBOSA | JORGE SILVA | LILIANA GUERREIRO | MARIA JOÃO BAHIA | MONSEO | OMNIA | PORTUGAL JEWELS | TELMA MOTA | TOPÁZIO | ETERNAMENTE JÓIAS | OUR SINS

 

 

 


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10 · 07 · 2019